Apr 25, 2014

Skincare Talk! Tudo sobre cuidados com Cravos e Poros Dilatados

Olá meninas, hoje vim falar sobre um assunto que a maioria das pessoas tem duvidas e muitas vezes vem me perguntar! 

Como cuidar dos meus poros com cravos/ dilatados?


Esse é um assunto complicado que envolve muito cuidado, tempo e conhecimentos específicos. Eu vejo muitas vezes que as meninas querem que um produto faça mágica e resolva todos os problemas dela. E infelizmente não é assim que funciona. Os produtos coreanos são de ótima qualidade em sua grande maioria, mas eles são criados baseados em um mecanismo de ação, assim como todos os cosméticos. Então eu estou aqui hoje pra ajudar vocês a compreenderem a forma como a indústria de cosméticos tenta tratar dos problemas dos cravos e como nós devemos usar os produtos asiáticos voltados para esses tipos de cuidados. 

Bem, vamos falar de um assunto que requer um conhecimento sobre algumas estruturas da pele, então vou começar falando dela! 
Os cravos são formados nos nossos poros, que são canais que ligam as glândulas sebáceas a superfície da pele. Na superfície da pele a gente tem uma camada de células mortas que são preenchidas de queratina. Muitas vezes ela é responsável por acumular bactérias e obstruir os poros, o que impede a oleosidade/sebo produzido pelas nossas glândulas sebáceas de irem para a superfície, causando cravos e espinhas. Alguns fatores como problemas hormonais, má alimentação e limpeza inadequada da pele, podem acelerar e piorar esse processo, por isso algumas pessoas tem cravos, outras não e a intensidade deles pode variar.
Isso é o básico que a gente precisa saber sobre a causa dos problemas. Vamos agora a resolução!




Cravos: Extrair x Tratar


Essa é uma questão que acho importante diferenciar. 
Extrair é você remover o conteúdo de sebo de dentro do poro e acaba por ai! 
Tratar envolve cuidar para que aquilo não ocorra novamente e tentar melhorar a situação que se instalou. 

A nossa intenção é limpar nossos poros, fechá-los e manter nossas peles livres de cravos, lisinhas e sem poros dilatados. Para isso precisamos fazer esses 2 processos de extrair e tratar.



Extrair

Existem 2 formas que eu conheço e já usei para extrair cravos. O básico e principal é abrir os poros, remover os cravos e fechar os poros. Vou mostrar também exemplos de produtos asiáticos que agem dessas formas, mas não se prendam a usar somente produtos de uma determinada linha e sim escolher um produto ou mais de um para exercer cada função delimitada por nós. Alguns produtos são multi funções, então esses podem acabar cobrindo mais de uma função, mas sempre pensem nas funções que precisamos desempenhar para chegar ao resultado antes de escolher produtos para aquilo. Ok? 


1ª   Etapa
Essa etapa é responsável por abrir os poros e tornar a extração mais fácil, ela torna o conteúdo de sebo mais exposto para entrar em contato e "grudar" nas pore strips e nas máscaras.
- Abrir os poros com produto ou vapor ou toalha quente. Eu gosto de fazer as duas coisas, primeiro o produto, depois enxáguo com água morna e coloco a toalha/ algodão úmido e quente.




2ª Etapa
Essa é a etapa de extração, onde vamos usar um produto para remover esse conteúdo de sebo de dentro dos nossos poros. 
- Usar um produto que adere ao cravo e puxar depois para extração  ( pore strips ou máscaras). Na primeira vez gosto de usar a pore strip e nas vezes seguintes máscaras. Geralmente as pore stripes são mais efetivas, mas as máscaras também fazem uma boa limpeza. Normalmente os cravos não são todos removidos com uma aplicação, por isso é necessário fazer mais de uma vez com um intervalo de pelo menos 1 semana.  




Ainda na 2ª Etapa

Você também pode usar um produto que derreta os cravos e então você extrai eles com extrator manual, exfoliante físico ou scrub pads. Esse método é ótimo quando você percebe que seus cravos estão menores e a nose strips já não estão mais funcionando. 







Extratores / exfoliantes comuns








3ª Etapa
É muito importante fechar os poros  direito, pois é assim que ajudamos ele a diminuir de tamanho com o tempo e evitar o acumulo de bactérias nos poros. Se você abre os poros, remove os cravos e deixa eles abertos, gradualmente com o passar do tempo pode haver um alargamento desses poros e você terá cravos cada vez maiores e mais problemáticos. Por isso eu considero essa etapa a mais importante. 
 Existem as máscaras de argilas e os serums, se possível é bom usar os 2 para fechar os poros, já que a máscara de argila também ajuda a limpar os poros. Sempre removo a máscara de argila com água gelada para ajudar a contrair os poros, depois pode ser usado um serum que vai manter os poros fechados, diminuir a produção de sebo, acalmar a pele, agir na renovação do colágeno/contração definitiva dos poros.








Percebam que para remover os cravos você precisa usar produtos que se complementem e ajam de acordo com o básico: Abrir os poros, remover os cravos e fechar os poros. Existem alguns kits como o Tony moly eggpore que tem 3 produtos, mas que não cumprem essas 3 funções, pois ele tem 1 gel removedor de cravos, uma mascara de argila e um balm/ primer que maqueia os poros, por isso eu não recomendo esse produto, por ele não ser efetivo nem na extração dos cravos, nem no tratamento. 
Já algumas linhas como a mizon, holika holika, Lioele e etude house tem linhas com produtos voltados a esses tratamentos. Não importa qual o produto ou a marca, e sim se ele cumpre a função certa pra qual você quer utilizá-lo.


 LEMBRANDO!
Você pode e deve misturar produtos de marcas diferentes, desde que eles exerçam as funções complementares. Por exemplo: Compro o  Holika Holika Pig nose heating gel, o Lioele Blackhead zero nose patch e  Etude House Wonder Pore white clay, e o serum da Missha. Não tem problema algum e você vai ver os resultados da mesma forma. 

Bem! Acabamos aqui de falar sobre extração de cravos, vamos agora ao tratamento dos poros.





Tratar

Tratar é o mais importante para manter a limpeza que você conseguiu durante a extração dos cravos. O tratamento também é responsável por diminuir o tamanho dos poros, controlar a oleosidade e efeito rebote que muitas vezes acontece depois da fase de extração. 

1ª Etapa

A pele deve ser limpa, nunca devemos deixar  a pele com maquiagem e excesso de oleosidade nos poros. Por isso é sempre bom fazer double cleansing com óleo de limpeza de preferencia (semelhante dissolve semelhante) e usar uma pore brush com espuma de limpeza nas áreas que apresentam cravos ou poros dilatados. 


Pore Brushs são escovinhas usadas junto com a espuma de limpeza para limpar melhor os poros da região do nariz. 







2ª Etapa

A pele deve ser exfoliada e mantida livre de células mortas. A exfoliação pode ser feita de diversas formas. 
Existem vários ingredientes e produtos exfoliantes. Os Peeling Gel, que são géis que dissolvem a camada de queratina das células mortas. Peeling toners que são a base de AHA- Alfa Hidroxy Acidos (ácido glicólico, ácido Latico, ácido málico,  ácido cítrico) e BHA- Beta Hidroxy Acidos( ácido salicílico) que são ácidos que dissolvem/ soltam a camada de células mortas. A vitamina C que promove a renovação celular. E os exfoliantes físicos que podem ser as pore brush ou os sugar scrub. 


Peeling gel






Exfoliante físico




Peeling Toners








3ª Etapa

Extrair os cravos. 
Não adianta querer tratar os poros cheios de cravos, então você precisa sim extrair esses cravos e iniciar um tratamento logo após a extração. Enquanto o poro estiver cheio de sebo os produtos que tratam o excesso de produção de sebo e melhoram a elasticidade da pele e aspecto dos poros não conseguem entrar nos poros e agir corretamente. Com o passar do tempo você vai notar que seus poros estão menores e não estão mais ficando cheios de sebo como antes. 






4ª Etapa

Usar um tônico facial para limpar os poros e minimizar a produção de sebo. 
A função do tonico para os poros é fazer uma lipeza mais eficiente, e levar substancias que ajudem a controlar a produção excessiva de sebo e oleosidade, além de levar também nutrientes que ajudam na contração/renovação dos poros dilatados. Os ingredientes mais interessantes são Willow Bark, Witch Hazel, Mint, Vitamin C (Tangerine/Orange  peel extract) entre outros extratos botânicos.













5ª Etapa

Usar diariamente um pore serum que mantenha suas glândulas sebáceas mais controladas e seus poros fechados e hidratados. 
O pore serum é outra etapa do cuidado com os poros muito necessária, pois ele preenche o poro com substancias benéficas que irão impedir que ele seja preenchido novamente com impurezas, excesso de oleosidade, além de também fornecer substâncias que ajudam na contração e recuperação dos poros dilatados. 


















6ª Etapa

Limpar profundamente seus poros entupidos uma vez por semana usando os passos de extração de cravos.






Seguindo essa rotina de cuidados e procedimentos você vai conseguir se livrar dos cravos, ter poros mais limpos, menores e uma pele mais saudável. Lembrando que esses produtos devem ser usados somente nas áreas dos cravos e não no rosto inteiro, principalmente se você não tiver a pele totalmente oleosa.  






Espero que tenham gostado do post e tenha esclarecido as dúvidas que existem sobre como se livrar dos cravos! Tenham paciência e perseverança durante o tratamento que vocês verão que os resultados realmente valem a pena.